Como pessoas com paralisia conseguem controlar o cursor de um computador com a mente

Em um recente estudo, dois pacientes com paralisia total do pescoço para baixo conseguiram controlar o cursor de um computador usando a mente e uma boa dose de tecnologia.

paralisia-cursor

Toda vez que nós tentamos fazer um movimento, as células do nosso cérebro criam pulsos elétricos, que são transformados em mensagens de comando para os músculos, que, por sua vez, realizam a ação. Neste experimento, ambos os pacientes sofriam de esclerose lateral amiotrófica, uma doença que provoca a degeneração progressiva do cérebro e paralisia, impedindo que os comandos cheguem ao braço ou à perna, por exemplo. Contudo, embora o cérebro não consiga mais enviar esses comandos, os pulsos elétricos ainda existem. E foi a partir deles que a tecnologia conseguiu transformar a intenção de mover o cursor em movimento de fato.

Foi instalado no crânio de cada um dos pacientes um pequeno implante, menor que uma moeda, contendo eletrodos capazes de detectar esses pulsos. Assim, bastou os pacientes tentarem fazer o movimento e, por meio de um fio, os sinais do cérebro captados foram enviados ao computador e traduzidos no movimento do cursor.

Foto © BrainGate2

Via Business Insider

About The Author

Ancelmo Vancetto

Designer gráfico com especialização em dislexia e DDA pela universidade de... de ... De onde mesmo? Come Ritalina como se fosse MM's e adora moda (inventar inclusive). É amigo da Shakira no Twitter, cover da Marília Gabriela e apaixonado por ilustração. Se tiver um filho vai se chamar Moleskini.

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.