Orégano e hipertensão

Cada vez mais vemos o sal como o grande vilão de algumas doenças, entre elas a hipertensão. Aqui na coluna de saúde do Recriação, já passamos algumas dicas de como cortar ou substituir o sal em algumas receitas. Pois agora, uma pesquisa da USP de Ribeirão Preto revelou que o orégano e outras ervas finas quando usados na alimentação extinguem ou diminuem consideravelmente o uso do sal.

Consequentemente, quem deixou de utilizar grande quantidades de sal passou a ter uma vida mais saudável e menos risco de hipertensão e outras doenças. No estudo feito com 120 pessoas, haviam grupos de jovens e idosos hipertensos e sem a doença. Ao receberem amostra de pães com diferentes dosagens de sal, os hipertensos já preferiam de cara os com maior quantidade, independente da idade.

oregano-planta

Numa segunda etapa da pesquisa, foram inseridos condimentos como orégano e ervas na preparação. Além de agradar os particpantes, eles passaram a preferir as amostras com menos teor de sal, o que indica que estes temperos ajudam a saciar a vontade que estas pessoas têm em consumir os alimentos mais salgados.

O consumo excessivo de sal por pessoas já hipertensas pode levar a casos de derrame, infarto e Acidente Vascular Cerebral (AVC). Por isso, tenha sempre um controle sobre a utilização e prefira alimentos com baixo teor de sódio, evitando a sobrecarga de órgãos como o rim. Procure sempre um médico para aferir sua pressão e dar um diagnóstico preciso.

About The Author

Ancelmo Vancetto

Designer gráfico com especialização em dislexia e DDA pela universidade de... de ... De onde mesmo? Come Ritalina como se fosse MM's e adora moda (inventar inclusive). É amigo da Shakira no Twitter, cover da Marília Gabriela e apaixonado por ilustração. Se tiver um filho vai se chamar Moleskini.

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.